domingo, 12 de dezembro de 2010

Benefícios de Caminhar

Benefícios para a saúde

Caminhar é bom para o seu coração, é bom para os seus pulmões, é bom para  fortalecer os seus músculos e ossos e, sobretudo é bom para o seu bem-estar.
Actualmente, sabe-se que caminhar regularmente faz bem para a saúde:

·- Reduz o risco de doença coronária e ataque cardíaco;
·- Baixa a pressão sanguínea (tensão arterial);
·- Baixa o colesterol;
·- Reduz a gordura corporal e ajuda a controlar o peso;
·- Diminui o risco de cancro do cólon;
·- Reduz o risco de diabetes tipo II (não insulino-dependente);
·- Melhora a saúde dos ossos e articulações, ajudando a combater a osteoporose e a osteoartrite;
·- Aumenta a força, a flexibilidade e a coordenação, reduzindo o risco de quedas;
·- Melhora o bem-estar e a qualidade de vida;

Se quer melhorar a sua saúde geral, manter-se em boa forma, controlar o peso ou talvez recuperar de um período de menor motivação, a caminhada pode ajudar!!!
Caminhar é fácil!!! É uma actividade que pode ser realizada por pessoas de todas as idades, das crianças aos familiares mais velhos. É uma actividade gratuita e adapta-se a qualquer estilo de vida e orçamento.

Quem anda a pé vive mais

Quem anda a pé vive mais e com mais qualidade!!! Participar regularmente em actividade física desportiva, como a caminhada, está associado a uma redução das taxas de mortalidade e de morbilidade precoces, tanto nos adultos como nos idosos. Quem tem o bom hábito de caminhar está menos sujeito a sofrer de determinadas doenças e por isso vai viver mais e melhor.

Quando comparadas com as pessoas inactivas, as pessoas que caminham e possuem boa aptidão física têm sensivelmente metade do risco de desenvolver doenças nas artérias e no coração.

Caminheiros/as em forma têm também:
·- Menor probabilidade de quedas e de sofrer lesões como a fractura da anca porque os ossos são mais fortes;
·- Menor probabilidade de ter lesões, porque as articulações têm maior amplitude de movimento, os músculos são mais fortes e os ligamentos e tendões são mais flexíveis;
·- Maior capacidade para controlar o peso corporal;
·- Tendência a dormir melhor;
·- Menos tendência para a depressão e a ansiedade.

Caminhar para controlar o peso

O segredo, do controlo da composição corporal e do peso, está em conseguir equilibrar as calorias ganhas através da ingestão de alimentos com as calorias gastas em actividade física, tal como caminhar. Se queremos reduzir a gordura, temos que aumentar a prática de actividade física (para aumentar o gasto energético) e reduzir as calorias ingeridas através de uma alimentação mais saudável.

De acordo com o American College of Sports Medicine, a acumulação de 30 a 40 minutos de exercício por dia, através da participação em múltiplas sessões de 10 a 15 minutos cada pode constituir uma estratégia efectiva para perder peso e melhorar a aptidão cardiorespiratória e os factores de risco de doença coronária, sendo uma boa alternativa para aqueles adultos com excesso de peso que estão a iniciar o seu programa de exercício ou para os quais o exercício contínuo ou desmotivante.

Caminhar para o bem-estar mental

Está provado que caminhar melhora a auto-estima, alivia os sintomas de depressão e ansiedade e melhora o humor. Caminhar, particularmente em lugares agradáveis e com outras pessoas, oferece muitas oportunidades de relaxamento e contacto social.


Fonte: http://ucatn.no.sapo.pt/caminhadas.htm

Sem comentários: