Mais uma vez o S. Pedro esteve ao lado dos caminhantes. Neblina matinal e fresca, um tempo agradável para a caminhada.
A concentração inicial foi na sede da Fundação. Logo de seguida, partida em carrinhas desta Instituição rumo ao local de inicio de mais uma convidativa caminhada, o parque de merendas de Montedeiras na freguesia de Sande.
A receber-nos estava o Presidente da Junta de Freguesia de Sande, o amigo, Costa Pinto.
Desta vez a escolha do percurso levou-nos ao caminho denominado "Caminho do Rio". Um trajecto, que liga o alto da montanha ao rio Douro e recupera uma das antigas calçadas, insistentemente percorridas, a pé ou com carros de tracção animal, que permitiam aceder à grande artéria de circulação de pessoas e produtos que o rio Douro constituía no passado.
Douro constituía no passado.
Antes do arranque, o companheiro Nunes fez uma sugestão que de imediato foi saborosamente aceite por todos; quando atingirmos a décima caminhada, porque não um almoço com os »peligeirenses»
sempre dispostos a novos desafios.Sugestão aceite! Almoço marcado!
A Foto de família habitual...
Hoje tivemos um caminhante surpresa, o "Faísca", como acabou baptizado pelo caminho. Acompanhou-nos durante todo o percurso, sem dúvida um companheiro fiel!
Hora de calcorrear a muita terra e mato que nos aguardava. Aqui com uns motoqueiros à mistura.
Fotografia magnífica de uma pedreira visitada durante o percurso. A foto esta fantástica... a poluição despejada na paisagem é lamentável!
A subida a um dos topos mais altos do Concelho. Aqui estão a colocar uma antena emissora de rádio.
As vistas deste local são simplesmente fabulosas.Com ou sem música!
Após uma pequena pausa para apreciar a paisagem, hora de seguir caminho pela montanha.
Alguém se recorda da caminhada ao Penedo Rachado?
Aí está ele, agora, visto de outro ângulo.
O piso nesta zona do percurso é único, esculpido na própria rocha.
A habitual paragem para relaxar e reabastecer, desta feita para degustar umas castanhas apanhadas nos castanheiros encontrados no caminho.
A meio do percurso, dois painéis em mosaico. O primeiro representa a ligação da localidade à serra, o segundo a ligação ao rio. Duas verdadeiras obras de arte.
Após a passagem pelo centro da freguesia de Sande, o início da descida até ao rio.
Uma paragem num ribeiro, onde o Presidente da Junta nos explicou o projecto que têm para o mesmo. Pretendem criar um percurso pedonal do longo do ribeiro que passará por 20 moinhos antigos e nos levará até à serra.
A primeira imagem do Douro. Silencioso e lindo!
Um banco bem confortável, ou não?!...
Para quem não sabia onde andava a águia...
Finalmente o destino, o lugar de Vimieiro na margem do rio Douro. A paisagem fala por si...
O nosso companheiro de viagem até aproveitou para um mergulho de Outono...
Esta é só para deixar água na boca a quem nos vê!Para a próxima, só precisam juntar-se a nós!
Não poderíamos deixar de enviar um agradecimento especial ao amigo Costa Pinto, Presidente de Freguesia local, pela sua disponibilidade e boa camaradagem, o nosso muito obrigado.
Mais uma caminhada chega ao fim, esta foi "durinha" mas a beleza das paisagens valeu cada passada. Voltaremos no próximo domingo, até já...
2 comentários:
É verdade!Mais uma caminhada e mais um sucesso!
Não é menos verdade que foi bem puxadinha... mas digna de ser filmada por algum cineasta de bom gosto, ou algum fotógrafo com ideias comerciais!
A camaradagem impecável, como sempre,o convívio excelente!
Para o próximo domingo, se o S.Pedro estiver do nosso lado,certamente estaremos à hora certa, no local certo, prontos para mais uma descoberta e sempre de "olho fino e pé ligeiro"!
Gostei muito das fotos da quinta caminhada. Não pude participar por motivos pessoais com muita pena minha. Na próxima espero estar presente.
Até lá, boas caminhadas.
Luísa Silva
Enviar um comentário